Ficha Técnica
- Nome popular: Bótia palhaço,
- Nome científico: Chromobotia macracanthus
- Família: cobitídeos
- Origem: Bornéu e Sumatra
- Sociabilidade: pacífico, podendo conviver bem em comunitários. Apesar de pacífico, possui ferrões abaixo dos olhos que se abrem quando em situação de perigo. Não é aconselhável, assim, mantê-los junto com predadores muito grandes. É ideal manter grupos de pelo menos cinco indivíduos.
- pH: 6,5 a 7,0
- Temperatura: 25 a 28ºC
- Tamanho adulto: 40 cm sendo que em aquários raramente passa de 20 cm., sendo muito raro, mesmo na natureza, passar de 35 cm.
- Alimentação: Onívoro, aceita pastilhas para peixes de fundo, artêmias, tubifex, bloodworms, pequenos pedaços de camarão e pequenos caramujos, sendo ótimos no controle deste tipo de praga.
- Dimorfismo Sexual: Apenas identificado em exemplares adultos. O macho possui a nadadeira caudal com extremidades voltadas para o centro, enquanto o formato nas fêmeas é reto.
- Comportamento: São peixes tímidos quando em aquários com poucos esconderijos, sendo mais ativos quando há tocas suficientes e em grupos de cinco ou mais indivíduos. São ligeiramente agressivos quando estabelecem a hierarquia mas os conflitos normalmente não acarretam maiores consequências
- Reprodução: Não há quase nenhum registro de reprodução em cativeiro, já que as bótias somente atingem a maturidade com oito ou mais anos de idade. Há controvérsias no que diz respeito longevidade do animal, embora não seja menos de vinte anos.
- Tamanho mínimo do aquário: 200 litros
- Outras Informações: Possui escamas diminutas, sendo especialmente sensível aos tratamentos à base de cobre, sendo recomendado utilizar metade da quantidade utilizada normalmente
Nenhum comentário:
Postar um comentário