quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tilapia Buttikofere (Peixe Zebra).




Este peixe, apesar de ser muito comum nas lojas de aquários é um verdadeiro desconhecido quando se trata de buscar informações sobre a espécie. Ao contrário dos outros ciclídeos africanos, o Ciclídeo Zebra ou Tilapia buttikoferi, quase nunca é mencionado nos livros ou sites de aquarismo, sendo poucos os lugares onde encontramos algum material referente à esse magnífico ciclídeo.

O Zebra é originário do Oeste africano, nada específico como os famosos Lagos Malawi ou Tanganyka. Seu corpo com listras intercaladas em preto e branco formam um contraste que o torna atraente desde pequeno, aliás, este peixe é normalmente encontrado nas lojas ainda com 3 a 5cm em média.

Raramente você vai encontrar um Zebra maior que isso ainda numa loja, e até podemos procurar uma explicação para esse fato. Dono de uma agressividade incrível, principalmente quando jovem, o zebra até pode conviver com outros peixes quando pequeno, mas conforme vai crescendo, chega a ser necessário separar até os indivíduos da mesma espécie, o que numa loja não se torna muito viável. Sei que neste momento deve estar passando pela sua cabeça o porque das lojas manterem Oscars nessas condições e Zebras não? Essa é uma pergunta que sempre me fiz também, talvez porque ainda não tenham descoberto a beleza de um Ciclídeo Zebra adulto ou ainda porque o interesse por esse peixe não seja muito grande por parte dos aquarista desavisados.

Apesar de sua agressividade, não é impossível criá-lo junto com outros peixes, principalmente se o aquário tiver mais que 200L. Muitos criadores criam Zebras adultos em aquários com outros peixes, e não possuem grandes problemas. Sendo que os peixes mais recomendados para conviver com ele são outros ciclídeos africanos ou americanos de grande porte, que também possuam uma certa agressividade. Outro indivíduo da mesma espécie ou outras espécies de Tilápias não são recomendadas, pois as disputas por território podem se tornar mais intensas e direcionadas sempre para o mesmo indivíduo. Mas deixando claro, ser esta uma observação do autor deste texto e não uma regra. Outra observação, é que sua agressividade parece diminuir com o tempo, conforme o peixe vai se crescendo.

O aquário para um Zebra deve ter no mínimo 200L, a iluminação não precisa ter nada especial e uma filtragem feita com filtros externos será suficiente (o ideal seria um Dry Wet), pois o zebra não é um peixe muito "porco", se comparado a um Oscar por exemplo. Para o substrato pode ser usado cascalho de rio comum, de preferência com as bordas arredondadas, pois o peixes está constantemente mudado a decoração do aquário a seu próprio gosto e alguma coisa mais pontiaguda poderia causar-lhe ferimentos. Não é nada exigente quanto as condições da água, sendo que aceita um pH desde levemente ácido até levemente alcalino. A dureza pode até ser desprezada quando se fala de um peixe resistente como esse.

 O que não deve faltar são as trocas parciais, pelo fato de que com a ausência de plantas (coisa, quase impossível em seu aquário), os níveis de nitrato podem chegar a valores exagerados causando o envenenamento da água.

Sendo um peixe onívoro, alimenta-se tanto de alimentos de origem animal, quanto vegetal, pode comer alface, abobrinha, pequenos peixes vivos, minhocas, larvas, ração industrializada etc, sendo que sua alimentação deve ser a mais variada possível, afim de se obter o seu máximo desenvolvimento. Procure condicioná-lo a aceitar esses alimentos desde pequeno, pois assim quando o peixe já estiver adulto, estará aceitando uma enorme variedade de alimentos, o que facilitará muito a oferece-lo um cardápio mais variado.

Não há muitos relatos sobre sua reprodução, principalmente devido à falta de informação disponível, mas esta não difere muito de outros ciclídeos, principalmente de outras Tilápias.
Fotografia: Marne Campos
Nome científico:Tilapia buttikoferi
Origem:Oeste Africano
pH:6,7 a 7,2
Temperatura:26ºC
Dureza:10 dH
Tamanho adulto:35 cm
Tamanho do aquário:200 L
Alimentação:onívoro
Reprodução:ovíparo

9 comentários:

  1. ONDE EU POSSO COMPRAR DESSE PEIXE?

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho um sujeito desse em um aquário, é meu xodó, adoro esse peixe, só fica tranquilo quando estou a sua visita, se saio do seu campo de visão, ele se agita e isso pra mim não tem preço!! Muito bom o artigo, é sempre bom saber mais sobre um amigo!!

    ResponderExcluir
  3. Ola!
    Tenho um medindo uns 13 centimetros 15 que esta em aquario de 30 litros sozinho. E como comprei um aquario de 360 litros e quero colocar outros com ele, mas tenho medo de coloxar algum que ñ de certo com ele. Qual vc me recomendaria?

    ResponderExcluir
  4. Peixe top tenho 1 em meu aquario e se da super bem

    ResponderExcluir
  5. A Boa noite, tem 2 no meu aquario de 200L junto com mais 5 gt 1 boca de fogo 2 iceberg 3 jack 4 texa blue e ela nao tenho problema com elas , super de boa , elas.medi por volta de 13 cm!

    ResponderExcluir
  6. COMPRO 7 FILHOTES DESSE EXEMPLARES. TELEFONE PARA CONTATO NO RIO DE JANEIRO 21 99753-19-60,VICTOR. OBRIGADO E BOA NOITE !

    ResponderExcluir
  7. Tenho um com cerca de 15 cm,esta muito saudável,estou doando,por ele não estar convivendo bem com meus outros peixes quem tiver interesse estou na região oeste de são Paulo Santana de Parnaíba cidade vizinha a Barueri meu zap (11)97258-1084 Fernando

    ResponderExcluir